Kurashiki

O Grupo Kurabo, desde sua fundação em 1888, tem se dedicado principalmente ao setor têxtil. No decorrer dos anos, buscou novos horizontes no Japão e no exterior, como Brasil, China, Tailândia e Indonésia, instalando escritórios comerciais em Hong Kong, Shangai e Nova Iorque. As atividades da empresa dividiram-se no setor têxtil e não têxtil.

A Kurashiki do Brasil Têxtil Ltda (pertencente ao Grupo Kurabo) foi fundada no Brasil em 1957, na cidade de Sapucaia do Sul (RS), sendo a primeira do grupo fora do Japão. Com o êxito nessa fábrica, novas sedes foram criadas na Tailândia, Indonésia e China, com escritórios comerciais em Hong Kong e Nova Iorque e posteriormente a fábrica de Ponta Grossa (PR). Seus produtos atendem ao mercado de malharias e tecelagens, utilizando variadas matérias-primas, produz fios fantasia, mistos, tintos, entre outros.

A Kurashiki desenvolve fios com matérias-primas naturais como algodão, linho, seda, rami, lã e angorá, propiciando misturas destas fibras que, por características próprias, poderão dar nuances, efeitos, sensações e performances que atendam às necessidades do cliente. Há, também, alternativas da utilização de matérias-primas artificiais e sintéticas como viscose, poliéster, poliamida, elastano, acrílico e outros.

A autoclave de paredes duplas possui duas câmaras, sendo uma interna e outra externa. O espaço entre a câmara interna de pressão e a externa é utilizado para o controle da temperatura durante o processo. Também conhecida como autoclave horizontal, possui bomba de vácuo para a retirada do ar antes da entrada do vapor e para secagem dos materiais no final do processo.

A autoclave do fabricante Nicum possui um Controlador Programável FUJI, e o mesmo apresentou problemas elétricos durante o funcionamento da mesma, devido ao tempo de utilização. Foi realizado um retrofit apenas na parte de controle da máquina, substituindo o equipamento da FUJI por um CLP muito mais moderno da OMRON.

Escopo do Fornecimento:

  • Controlador Programável CP1H-40XA, do fabricante OMRON;
  • Canal de comunicação serial RS-485 para Controlador Programável CP1H, do fabricante OMRON;
  • Controlador de Temperatura E5CN, do fabricante OMRON;
  • Canal de comunicação serial RS-485 para Controlador de Temperatura E5CN, do fabricante OMRON;
  • Serviços de Engenharia para integração dos equipamentos acima citados com a máquina;
  • Projeto, Montagem e Instalação elétrica de campo para os itens acima.

Arquitetura:

Os Softwares:

  • Software do Controlador Programável CP1H:

O software desenvolvido para o Controlador Programável CP1H consiste em realizar o controle de toda Autoclave, incluindo os seguintes controles independentes:

  • Controle de Temperatura da Água Quente em 130°C;
  • Controle da Temperatura do Jaqueto em 80°C.

O processo inicia com a entrada automática do carro com os novelos de linha para dentro da autoclave, através de acionamento de motor elétrico. Quando o carro estiver na posição final, a porta fecha automaticamente, através de cilindros pneumáticos. Em seguida, inicia o processo de secagem do fio através de ventilação e, por fim, é iniciada a injeção de vácuo e vapor.

Durante o processo, a temperatura de fixação varia conforme o tipo de fio, podendo ser 90°, 80°, 75° ou 60°C, selecionáveis através de chave seletora no painel. A medida de temperatura é realizada através do E5CN, enviada via canal de comunicação serial para o CP1H, e todo o controle é realizado através do controlador programável. As funcionalidades do E5CN são:

  • Medição de temperatura através de PT100;
  • Display para mostrar a temperatura em tempo real;
  • Display para mostrar o valor de set-point de temperatura.

Após o tempo de fixação, o material é retirado automaticamente de dentro da máquina, com a abertura da porta e retirada do carro para carregamento de novo lote. Enquanto isso, jatos de água fria resfriam as paredes até que a temperatura seja de aproximadamente 45°C. Em caso de defeito ou falha na máquina, o luminoso vermelho no painel é acionado para que o operador tome as ações necessárias.

Sistema Instalado em 11/2007

Fotos

Confira a galeria de fotos do projeto