DMAE
Departamento Municipal de Água e Esgotos

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é uma autarquia municipal responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, bem como pela coleta e tratamento do esgoto sanitário (cloacal) em Porto Alegre. É responsabilidade do Departamento fiscalizar e manter esses serviços, além de planejar e promover, de forma constante, seu melhoramento e ampliação, garantindo a infra-estrutura necessária para o crescimento sustentável da cidade.

O DMAE conta hoje com cerca de 2.500 colaboradores ativos e uma estrutura que inclui 8 Estações de Bombeamento de Água Bruta (EBABs), 7 Estações de Tratamento de Água (ETAs), 92 Estações de Bombeamento de Água Tratada (EBATs), 99 reservatórios, 9 Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), 17 Estações de Bombeamento de Esgotos (EBEs), cerca de 3,7 mil quilômetros de rede de água e mais de 1,6 mil quilômetros de rede de esgotos, além de serviços de atendimento ao usuário.

Atualmente 100% dos porto-alegrenses são abastecidos com água tratada e 85% da população dispõe do serviço de coleta de esgoto. A capacidade de tratamento de esgotos da cidade é de até 27%.

A Distribuição de Água do DMAE era realizada de forma quase que totalmente manual e com Operadores fixos ou itinerantes nas mais de 90 estações espalhadas pela cidade de Porto Alegre. A implantação de um Sistema de Supervisão e Controle tem por principal objetivo melhorar o abastecimento de Água para a população, trazendo para o Centro de Operações maior agilidade e poder de decisão.

Como as estações estão espalhadas pela cidade, foi definido como meio de comunicação entre as Estações e o Centro de Operação a utilização de Rádios-Modem. Como este tipo de comunicação apresenta baixas taxas de velocidade, foram criados diversos artifícios para aperfeiçoar esta tarefa.

Escopo do Fornecimento:

  • Desenvolvimento de Software para Controlador Programável AL-2004, do fabricante ALTUS;
  • Desenvolvimento de Software para Sistema de Supervisão Elipse E3;
  • Integração do Sistema de Supervisão com um banco de dados Microsoft SQL Server 2003;
  • Start-up de todas as estações de Distribuição de Água e Reservatórios.

Arquitetura:

O Sistema em números:

  • 1 Servidor de Elipse E3;
  • 1 Servidor para o Banco de Dados Microsoft SQL Server 2003;
  • 1 CLP Concentrador da Família AL-2004/AL-2005;
  • Mais de 60 CLP´s da Família Piccolo para o controle local das Estações;
  • Mais de 20 CLP´s da Família Piccolo para monitoração de Reservatórios Isolados;
  • 3 Links de Rádio Enlace, sendo dois à 9600bps e um à 1200bps;

Totalizando mais de 2600 pontos de I/O controlados, monitorados e disponibilizados para o Sistema de Supervisão e Controle e Banco de Dados Microsoft SQL Server 2003.

Os Softwares:

  • Software do Concentrador:

O Concentrador consiste em um Rack de CLP da série AL-2004, que tem por responsabilidade gerenciar a comunicação do link de rádio entre as estações e reservatórios, compilando os dados e redistribuindo para os pontos necessários. Também recebe os comandos e parâmetros provenientes do Sistema de Supervisão e envia para as estações.

  • Software das Estações de Bombeamento:

O aplicativo desenvolvido para as Estações de Bombeamento é responsável pelo controle das Bombas de Água, onde faz o intertravamento com o I/O instalado, realizando lógica de rodízio Automático para que o desgaste nos equipamentos aconteça de uma forma controlada, implantação de horosazonal para o controle do consumo de energia nas Estações, controle de válvulas de recalque, além de informar a situação do(s) reservatório(s) da estação.

  • Software dos Reservatórios:

O aplicativo para os Reservatórios disponibiliza a situação do nível para o Concentrador.

  • Sistema de Supervisão:

Possibilidade de Controle e Comando total das estações;

Geração de Relatórios de operação, com gráficos e análises precisas dos acontecimentos;

Construção das Telas de Estações no estilo de bibliotecas, onde existe apenas uma Tela Desenvolvida e que no momento da apresentação para o Usuário, esta Tela se modifica de acordo com a Estação e suas características;

Controle de Acesso em vários níveis para as diversas ferramentas do Sistema de Supervisão;

Registro dos dados de campo em Banco de Dados Microsoft SQL Server 2003.

Sistema Instalado em 11/2008

Fotos

Confira a galeria de fotos do projeto