Coopershoes Cooperativa de Calçados e Componentes Joanetense

A Cooperativa de Trabalho e Indústria de Calçados Joanetense Ltda – Coopershoes – é a empresa licenciada dos autênticos Converse All Star para todo o Brasil. Desde 2022, também a responsável pela produção e comercialização da marca americana. Os tênis confeccionados seguem os padrões de qualidade e respeito pelas condições de trabalho estipuladas pela Converse Inc., e acompanham as tendências e os modelos criados para as coleções no mundo inteiro.

A empresa possui cinco unidades fabris, distribuídas entre Brasil e Argentina: Matriz em Picada Café (RS), filial em Garibaldi (RS), filial em Morada Nova (CE), filial da Topshoes em Quixeré (CE) e filial em Las Flores, na Argentina. Entre terceirizados e funcionários, contam com aproximadamente 10 mil colaboradores.

A Cooperhoes busca constate aperfeiçoamento, investindo em novas tecnologias, aprimoramento de seus colaboradores, design de produto, marketing e logística. Como resultado, a Coopershoes é uma das empresas que mais cresce no segmento e recebeu o prêmio Top of Business – Região Sul, na categoria qualidade e tecnologia. Este prêmio tem como objetivo reconhecer as iniciativas de empresas e profissionais, em talento e produtividade. O desejo da Coopershoes é sempre melhorar a qualidade de seus produtos e, como licenciada All Star, visa sempre produzir o tênis da melhor forma possível.

O projeto original do Tênis All Star possui uma faixa de borracha para acabamento do solado com o corpo do tênis. Ele possui uma camada de tecido envolvida por duas de borracha, e posteriormente uma fina faixa de borracha em cores diferentes é aplicada sobre esta manta para acabamento final. Na linha comum do tênis, a faixa colorida do acabamento final é injetada juntamente com as demais, sem a manta de tecido.

Em 2007, as máquinas ainda não realizavam a prensagem da manta de tecido com a borracha, e a Coopershoes queria fabricar a manta para seguir o projeto original da All Star. Assim sendo, a cooperativa desenvolveu internamente, junto com consultoria da Autômata, todo o protótipo mecânico do equipamento, solicitando à Autômata o projeto de toda a instrumentação e a automação.

Escopo do Fornecimento:

  • Controlador Programável da família CJ1, do fabricante OMRON, composto pelos seguintes módulos:
    • Fonte de Alimentação, CJ1W-PA205R;
    • CPU do Controlador Programável, CJ1G-CPU44H;
    • Módulo de Entradas Digitais, CJ1W-ID211;
    • Módulo de Saídas Digitais, CJ1W-OD211;
    • Módulo de Saídas Analógicas, CJ1W-DA041.
  • Interface Homem-Máquina modelo NT3S, do fabricante OMRON;
  • Sensor de Fibra Ótica, com Amplificador modelo E32-TC200 e E3X-NA11, respectivamente, do fabricante OMRON;
  • Relés Auxiliares modelo G2R-S, do fabricante OMRON;
  • Serviços de Engenharia para integração dos equipamentos acima citados com a máquina, incluindo modelagem da máquina em SA/RT (Structured Analysis in Real-Time) para o projeto final;
  • Projeto e Instalação elétrica de campo para os itens acima;
  • Montagem de painel elétrico e controle para o protótipo;
  • Comissionamento e partida da máquina;
  • Acompanhamento de produção para aprovação das amostras pela Engenharia da Converse All Star.

Arquitetura:

Os Softwares:

  • Software do Controlador Programável CJ1:

O protótipo controla a velocidade de cada um dos 4 motores da máquina, sincronizando-os posteriormente. Ele também realiza o posicionamento da manta de tecido no centro da máquina para que o corte das tiras possa ser realizado na posição correta.

Durante a alimentação da borracha, cada um dos 4 motores funciona independentemente. Após o comando do operador, é realizado o sincronismo das velocidades dos motores através de cálculo matemático para que cada manta de borracha seja alimentada corretamente e não deixe produto faltar ou sobrar. Ao mesmo tempo que os motores são sincronizados, o rolo com a manta de tecido é centralizado, sendo reposicionado toda a vez que o tecido ultrapassar os feixes de fibra ótica (limite permitido).

Pela IHM é possível acionar os motores e sincronizá-los também durante toda operação da máquina.

Sistema Instalado em 01/2008

Fotos

Confira a galeria de fotos do projeto