1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) é o órgão responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, bem como pela coleta e tratamento do esgoto sanitário (cloacal) em Porto Alegre.
É da responsabilidade do Departamento fiscalizar e manter esses serviços, além de planejar e promover, de forma constante, seu melhoramento e ampliação, garantindo a infra-estrutura necessária para o crescimento sustentável da cidade.
O DMAE conta hoje com cerca de 2.500 colaboradores ativos e uma estrutura que inclui 8 Estações de Bombeamento de Água Bruta (EBABs), 7 Estações de Tratamento de Água (ETAs), 92 Estações de Bombeamento de Água Tratada (EBATs), 99 reservatórios, 9 Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), 17 Estações de Bombeamento de Esgotos (EBEs), cerca de 3,7 mil quilômetros de rede de água e mais de 1,6 mil quilômetros de rede de esgotos, além de serviços de atendimento ao usuário. Atualmente 100% dos porto-alegrenses são abastecidos com água tratada e 85% da população dispõe do serviço de coleta de esgoto. A capacidade de tratamento de esgotos da cidade é de até 27%.


A Distribuição de Água do DMAE era realizada de forma quase que totalmente manual e com Operadores fixos ou itinerantes nas mais de 90 estações espalhadas pela cidade de Porto Alegre. A implantação de um Sistema de Supervisão e Controle tem por principal objetivo melhorar o abastecimento de Água para a população, trazendo para o Centro de Operações maior agilidade e poder de decisão.
Como as estações estão espalhadas pela cidade, foi definido como meio de comunicação entre as Estações e o Centro de Operação a utilização de Rádios-Modem. Como este tipo de comunicação apresenta baixas taxas de velocidade, foram criados diversos artifícios para aperfeiçoar esta tarefa.


O escopo da solução fornecida pela Autômata Engenharia compõe os seguintes serviços:
* Desenvolvimento de Software para Controlador Programável AL-2004, do fabricante ALTUS;
* Desenvolvimento de Software para Sistema de Supervisão Elipse E3;
* Integração do Sistema de Supervisão com um banco de dados Microsoft SQL Server 2003;
* Start-up de todas as estações de Distribuição de Água e Reservatórios.


A arquitetura da solução implantada é a que segue:

Arquitetura

 

O Sistema como um todo é composto pelos seguintes números:
* 1 Servidor de Elipse E3;
* 1 Servidor para o Banco de Dados Microsoft SQL Server 2003;
* 1 CLP Concentrador da Família AL-2004/AL-2005;
* Mais de 60 CLP´s da Família Piccolo para o controle local das Estações;
* Mais de 20 CLP´s da Família Piccolo para monitoração de Reservatórios Isolados;
* 3 Links de Rádio Enlace, sendo dois à 9600bps e um à 1200bps;
* Totalizando mais de 2600 pontos de I/O controlados, monitorados e disponibilizados para o Sistema de Supervisão e Controle e Banco de Dados Microsoft SQL Server 2003.


O Software dos Controladores Programáveis podem ser divididos em 3 grupos:
* Software do Concentrador;
* Software das Estações de Bombeamento;
* Software dos Reservatórios.
O Concentrador consiste em um Rack de CLP da série AL-2004, que tem por responsabilidade gerenciar a comunicação do link de rádio entre as estações e reservatórios, compilando os dados e redistribuindo para os pontos necessários. Também recebe os comandos e parâmetros provenientes do Sistema de Supervisão e envia para as estações. O aplicativo desenvolvido para as Estações de Bombeamento é responsável pelo controle das Bombas de Água, onde faz o intertravamento com o I/O instalado, realizando lógica de rodízio Automático para que o desgaste nos equipamentos aconteça de uma forma controlada, implantação de Horosazonal para o controle do consumo de energia nas Estações, controle de válvulas de recalque, além de informar a situação dos reservatórios da estação. Por fim, o aplicativo para os Reservatórios disponibiliza a situação do nível para o Concentrador.
O Sistema de Supervisão foi desenvolvido em plataforma Elipse E3, e apresenta as seguintes características:
- Possibilidade de Controle e Comando total das estações;
- Geração de Relatórios de operação, com gráficos e análises precisas dos acontecimentos;
- Construção das Telas de Estações no estilo de bibliotecas, onde existe apenas uma Tela Desenvolvida e que no momento da apresentação para o Usuário, está Tela se modifica de acordo com a Estação e suas características;
- Controle de Acesso em vários níveis para as diversas ferramentas do Sistema de Supervisão;
- Registro dos dados de campo em Banco de Dados Microsoft SQL Server 2003.

 

Contato junto ao cliente para maiores informações:

DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgotos/Porto Alegre
Eng. Verineu Tedesco
Eng. Adriano Arruda
Telefone: (51) 3289.9636